segunda-feira, 31 de agosto de 2009

10 Maneiras de Transformar sua Vida num Inferno

10 MANEIRAS DE TRANSFORMAR SUA VIDA NUM INFERNO

Apresento abaixo uma lista com dez maneiras eficazes de tornar sua vida um inferno. Se você quiser fugir da solidão e da infelicidade, por favor, faça tudo ao contrário. Aqui estão coisas que definitivamente você NÃO deve fazer.

COBRE DEMAIS DOS OUTROS: quando exigimos que alguém seja uma cópia da gente (e na maioria das vezes uma cópia beeeeeeeem melhorada) não permitimos que ela se mostre na sua essência e assim possa contribuir para o nosso crescimento. Cobrar que alguém seja aquilo que não conseguimos ser ou querer mudar alguém para que faça sempre a nossa vontade nunca trouxe nem trará resultados positivos. Quer viver bem com alguém? Não pretenda modificá-la! As pessoas só aceitam mudar quando conquistamos o seu coração. Você lembra quando se apaixonou pela primeira vez?

SEJA CONSUMISTA: o consumismo é um vírus mortal. Compramos porque está moda. Quando a moda acaba (e ela sempre acaba. E rápido) jogamos a coisa fora e vamos em busca de novidades. Você já reparou que nunca estamos satisfeitos com o que já temos? Sabe o nome disso? Consumismo!

TENHA INIMIGOS: você não precisa agradar a todo mundo, mas sempre que puder evite ficar de mal de alguém. É muito melhor ter dez amigos imperfeitos do que um perfeito. Os amigos imperfeitos nos estimulam a sermos melhores e o perfeito vive mascarado: não existe amigos perfeitos. Existe amigo que finge ser perfeito para conquistar alguma coisa. A perfeição não pertence a este mundo. Sempre que for magoado faça um favor pra você mesmo: decida não ficar com raiva da pessoa que lhe ofendeu. Espere a “poeira baixar” e depois converse com calma com a pessoa dizendo como se sentiu. Garanto que da próxima vez a pessoa pensará duas vezes antes de lhe ofender. Ninguém consegue pensar direito quando está tenso. Se você quiser evitar inimizades entenda que ninguém está livre de cometer uns deslizes vez por outra. Perdoe (mesmo que seja difícil. E é!) e siga sua vida com paz no coração.

TENHA MEDO DE AMAR: como é triste viver sem amor. A planta que não recebe a luz do sol morrerá. A pessoa que não recebe amor vai morrendo aos poucos. Está comprovado que amar faz bem ao coração. Amar prolonga nossos dias aqui na terra. Amar deixa a pele mais bonita. Amar faz toda diferença. Não é preciso encontrar uma pessoa perfeita para se apaixonar (será que ela existe?!). Apaixone-se por quem está ao seu lado e o amor tornará o imperfeito em perfeito. Quem ama de verdade não vive reparando nos defeitos. Concentra-se no que a pessoa tem de melhor e aí decide amá-la com todas as forças do coração. Morrer sem amar é morrer sem ter aproveitado a vida. Pense sempre nisto. Uma vida sem amor é uma vida sem sentido. E amar não é somente se apaixonar por alguém. Amar é esquecer-se de si para fazer alguém feliz. Para medir a medida do seu amor pense sempre no seguinte: eu consigo fazer esta pessoa feliz? (não custa nada perguntar...) A resposta será a medida do seu amor.

VIVA PREOCUPADO: devemos viver o hoje sem perder a meta do amanhã. Preocupar-se, não! Planejar-se, sim! Planejamento é ter em mente o que você pretende ser ou fazer amanhã de manhã. Quem consegue planejar sua vida alcança seus objetivos com mais facilidade.

FINGA SER QUEM VOCÊ NÃO É: há quem viva o tempo inteirinho criado personagens para animar a platéia que o circunda. São pessoas ótimas para os outros, mas péssimas para si mesmas. Querem agradar a todo mundo nem que para isso precisem perder a sua identidade. Ninguém consegue viver em paz assim. A pessoa fingida é sempre inimiga de si mesma. Conhece seus limites mas vive desafiando-os para mostrar um heroísmo tolo para os outros. Quem não me aceita como eu sou não merece minha atenção. Se eu preciso fingir ser quem eu não sou para ser amado eu prefiro não receber este amor, que de amor não tem nada. Aceite-se e as pessoas te aceitarão. Viva encenando seus personagens e será difícil encontrar um referencial.

SEJA TÍMIDO: eu costumo dizer que a timidez é a pior coisa na vida de alguém. Gente tímida não consegue mostrar suas qualidades. Gente tímida não vive bem pois não sabe colocar pra fora seus sentimentos. Quem é tímido deve lutar com todas as suas forças para livrar-se deste grande mal. É possível sim deixar de ser tímido. O primeiro passo é entender que somos todos iguais, nunca se colocar abaixo nem acima de ninguém. Faça isso por você. Faça isso pelas pessoas que precisam e torcem por você.

PREOCUPE-SE SÓ COM VOCÊ, ESQUEÇA OS OUTROS: quem é verdadeira feliz descobriu no outro a razão da sua realização. A sabedoria consiste em cuidar de si para poder cuidar dos outros. Mas nada de ficar preocupado somente com você e nem tampouco somente com o outro. A melhor medida está no equilíbrio: eu cuido de mim, mas também cuido do outro. Numa sociedade tão egoísta como a nossa, fica até esquisito falar em cuidar do outro. Sobra-nos tempo para quase tudo, menos para fazer uma visita, mandar um e-mail, telefonar, enfim, se fazer presente na vida de alguém. Se a solidão de um computador ou a imensidão de um quarto fechado fosse suficiente para a nossa felicidade não viríamos tanta gente sem sentido pra suas vidas. Precisamos é do cheiro de gente, do calor de gente, de ter alguém pra cuidar. E, por mais atraente que seja um computador, ele ainda não consegue fazer isso...

ESQUEÇA SUA FAMÍLIA: muitos só dão valor a ela quando as perdem. Família não é somente pai-mãe, família é outra parte da gente, um complemento do que somos. Não escolhemos nossa família, Deus escolhe pela gente. E Ele não escolhe nada de ruim. Se a nossa família é complicada, resta-nos a opção de amá-la mesmo assim. Se você tiver coragem de amar seus pais, curtir a presença deles, valorizar sua família, garanto que sua vida terá sentido e você será feliz. Se você se envergonhar de seus pais, abandoná-los por não terem te dado o que você queria, a felicidade não pode ser sua companheira. Nenhuma família é perfeita, mas quem foi que disse que precisamos de pessoas perfeitas para sermos felizes?

DESISTA DE VIVER: eu sei: viver dá trabalho! Mas viver é muito gostoso. Viver é tão bom que ninguém quer morrer. Aspiramos por vida, lutamos pela imortalidade. Não saboreamos a vida na sua plenitude, pois vivemos gastando-a inutilmente. Ocupamos nossa mente com preocupações bobas, deixamos de perdoar as pessoas, atropelamos nossos sonhos, magoamos quem nos ama e deixamos de amar a vida que pulsa em nós. Viver é usar da sabedoria para ser feliz. É uma pena que insistimos em continuar errando e esperando obter melhores resultados...
(Texto de Paulo Franklin)

Nenhum comentário: