O relacionamento é a artéria principal para fluir o conhecimento, é o facilitador que constrói alianças estratégicas que leva a empresa a ocupar um melhor espaço e ganhar mais. Por isso é tido como um novo capital, o capital do relacionamento.
Um exemplo prático é a Xerox que percebeu a importância de tirar o máximo de proveito dos seus ativos de conhecimento. Em razão disto desenvolveu um sistema de documentação chamado “Eureka”, onde milhares de técnicos interagem entre si para compartilhar suas experiências. Suas “Histórias de Guerra”, como assim chamam, colaboram para facilitar o diagnóstico e conserto das máquinas.
• Espaços que agregam!
As empresas, para gerenciar de forma eficaz e eficiente o Conhecimento que existe dentro dela, precisam criar espaços que agregam.
Uma empresa farmacêutica japonesa, por exemplo, tem um salão de chá onde as pessoas podem sentar tomar chá e discutir seus projetos com os colegas. Por meio desse contato social, ocorre a troca de conhecimentos.
Um laboratório Americano possui uma sala virtual chamada “Break Room”, na qual as pessoas interagem com piadas, avisos de compra e venda, receitas culinárias, datas de aniversário e outras coisas do gênero. A assistente do presidente da empresa, diz por que isso é necessário: “Precisamos que as pessoas ajam como uma comunidade, é por isso que as empresas oferecem coquetéis, recepções, almoços e jantares em eventos empresariais. Pessoas precisam se relacionar com outras pessoas para trabalharem bem juntas, compartilhando assim suas experiências”.
Hoje, criar um espaço que as pessoas se relacionem bem, para aí então compartilhar o conhecimento, torna-se uma questão crucial, pois de acordo com a pesquisa sobre gestão do conhecimento, 40% dos entrevistados disseram que desejam efetivamente compartilhar seus conhecimentos, mas não têm tempo para fazê-lo.
www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br
Um exemplo prático é a Xerox que percebeu a importância de tirar o máximo de proveito dos seus ativos de conhecimento. Em razão disto desenvolveu um sistema de documentação chamado “Eureka”, onde milhares de técnicos interagem entre si para compartilhar suas experiências. Suas “Histórias de Guerra”, como assim chamam, colaboram para facilitar o diagnóstico e conserto das máquinas.
• Espaços que agregam!
As empresas, para gerenciar de forma eficaz e eficiente o Conhecimento que existe dentro dela, precisam criar espaços que agregam.
Uma empresa farmacêutica japonesa, por exemplo, tem um salão de chá onde as pessoas podem sentar tomar chá e discutir seus projetos com os colegas. Por meio desse contato social, ocorre a troca de conhecimentos.
Um laboratório Americano possui uma sala virtual chamada “Break Room”, na qual as pessoas interagem com piadas, avisos de compra e venda, receitas culinárias, datas de aniversário e outras coisas do gênero. A assistente do presidente da empresa, diz por que isso é necessário: “Precisamos que as pessoas ajam como uma comunidade, é por isso que as empresas oferecem coquetéis, recepções, almoços e jantares em eventos empresariais. Pessoas precisam se relacionar com outras pessoas para trabalharem bem juntas, compartilhando assim suas experiências”.
Hoje, criar um espaço que as pessoas se relacionem bem, para aí então compartilhar o conhecimento, torna-se uma questão crucial, pois de acordo com a pesquisa sobre gestão do conhecimento, 40% dos entrevistados disseram que desejam efetivamente compartilhar seus conhecimentos, mas não têm tempo para fazê-lo.
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