domingo, 3 de maio de 2009

LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

DANIEL GOLEMAN, um dos maiores gurus da INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, em artigo na Harvard Business Review - "What Makes a Leader"- afirma que um executivo mesmo tendo uma formação excepcional, uma comprovada capacidade analítica, e ainda sendo extremamente criativo, sem inteligência emocional jamais será um grande líder.
E relaciona aqueles que são, no seu entendimento, os componentes básicos da inteligência emocional que prevalecem no mundo dos negócios:
1- AUTOCONHECIMENTO - Capacidade de perceber e administrar suas energias, estado de espírito, humor, e emoções no relacionamento com seus subordinados;
2- AUTOCONTROLE - Capacidade de, em reconhecendo e administrando suas emoções, convertê-las em forças positivas e agregadoras, sempre pensando antes de agir;
3- MOTIVAÇÃO - Ser apaixonado pelo que faz independente de qualquer outra razão, muito especialmente do quanto ganha ou vai ganhar, e do status social que sua posição lhe confere;
4- EMPATIA - Capacidade de conhecer a estrutura emocional e formas de reação de cada um de seus liderados. Competência de operacionalizar esse conhecimento;
5- SOCIABILIDADE - Capacidade de administrar relacionamentos, construindo e ampliando sua rede de contatos, de forma simpática e harmoniosa.
Esses componentes se sustentam em pessoas honestas e íntegras com autoconfiança elevada, otimistas por natureza, que reagem positivamente a novos desafios, que comprometem-se com objetivos, convivem naturalmente com a mudança, são persuasivos, e motivam e integram seus liderados valorizando e preservando os melhores talentos.

Mktrends

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