segunda-feira, 23 de março de 2009

A Maldade vem de longe

Na Grécia antiga, Sócrates (469 - 399 AC) era um mestre reconhecido por sua sabedoria. Certo dia, o grande filósofo se encontrou com um conhecido, que lhe disse: - Sócrates, sabe o que acabo de ouvir sobre um de seus alunos? - Um momento, respondeu Sócrates. Antes de me dizer, gostaria que você passasse por um pequeno teste. Chama-se "Teste dos três filtros". - Três filtros? - Sim. - continuou Sócrates. - Antes de me contar o que quer que seja sobre meu aluno, é bom pensar um pouco e filtrar o que vai me dizer. O primeiro filtro é o da Verdade. Você está completamente seguro de que o que vai me dizer é verdade? - Bem, não... Acabo de saber neste mesmo instante... - Então, você quer me contar sem saber se é verdade? Vamos ao segundo filtro, que é o da Bondade. Quer me contar algo de bom sobre meu aluno? - Não, pelo contrário... - Então, interrompeu Sócrates, quer me contar algo de ruim sobre ele que não sabe se é verdade? Bem, você pode ainda passar no teste, pois ainda resta o terceiro filtro, o da Utilidade. O que quer me contar vai ser útil para mim? - Acho que não muito... - Portanto, concluiu Sócrates, se o que você quer me contar pode não ser verdade, pode não ser bom e pode não ser útil, para que contar?

Nenhum comentário: