TEXTO I
INVEJA: s.fm.- Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio. (AURÉLIO)
A Inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula, Luxúria. Foram listados pela Igreja durante o Concílio de Trento( 1543 a 1563)
Estes são pecados que merecem condenação, além de darem origem a vários outros vícios.São chamados de capitais porque derivam de "caput" : cabeça. líder. São sete poderosos chefes que comandam outros vícios subordinados.
Sendo a Inveja uma tristeza pela glória de outro, considerada como um certo mal, segue-se que, movido pela inveja, o homem busque impedir a glória alheia. Isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele: disfarçadamente pela murmuração (fofoca) ou abertamente pela detração.
Se o invejoso for além e desejar o mal do outro, e quiser seu mal em todos os aspectos, a Inveja termina em ódio.
O invejoso tende a se alegrar quando consegue diminuir a glória do próximo e, assim, se constitui essa filha da Inveja, que é a exultação pela adversidade do próximo.
No entanto, se não consegue seu intento, ele se entristece; surge a outra filha da Inveja: aflição pela prosperidade do próximo.
( Santo Agostinho )
TEXTO II
Sobre a inveja, Bertrand Russel escreveu, em A Conquista da Felicidade: “De todas as características que são vulgares na natureza humana, a inveja é a mais desgraçada. O invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm”.
TEXTOIII
"Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha.E que prestem atenção: a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde."
( Inveja- Zuenir Ventura )
TEXTO IV
Francis Bacon, filósofo inglês: “A inveja é um verme que corrói o mérito e a glória”.
TEXTO V
O cinema, às vezes, explora esse assunto. Por exemplo:
No filme SEVEN, o serial killer interpretado por Kevin Spacey pratica crimes horrendos mas sofisticados, deixando, para cada um, a marca de um dos sete pecados capitais. Para o fim da série, deixa justo a Inveja, que representa o que ele sente pelo detetive interpretado por Brad Pitt, e por isso mata sua esposa.
Menos violenta, porém não menor, é a inveja do compositor Salieri, apresentada no fabuloso filme de Milos Formam, AMADEUS. Até a chegada de Mozart à corte austríaca, o então compositor oficial, Antonio Salieri, considerava-se um escolhido de Deus. Produzia peças que eram admiradas por todos e elogiadas pelo rei. O jovem Mozart, porém, acaba com essa certeza. Salieri é obrigado a reconhecer que não é o escolhido de Deus, então sofre porque não entende como pode um jovem indisciplinado e não religioso possuir aquele dom divino. Sua inveja o levou a arquitetar a destruição de Mozart. Essa foi uma inveja que rendeu um Oscar ao ator que interpretou Salieri.
TEXTO VI
Dante na DIVINA COMÉDIA coloca os invejosos no segundo círculo do Purgatório. O pintor Giotto representa-a com uma boca cheia de serpentes. Na famosa peça de teatro OTELO de Shakespeare, a inveja aparece associada ao ciúme. Otelo torna-se ciumento pois tem receio de perder Desdêmona, a sua jovem mulher. Iago, outra das personagens, inveja Otelo pelo seu prestígio e também Casio, um jovem escolhido para seu braço direito em vez dele próprio. Iago, consumido pela inveja, inventa uma história falsa sobre o relacionamento de Casio com Desdêmona. Tal facto suscitará o ciúme destrutivo de Otelo.
(José Geraldes)
TEXTO VII
A inveja pode desdobrar-se em vários graus, segundo psicólogos e psiquiatras. Assim temos a inveja depressiva, a hostil e a emulativa.A inveja depressiva centra-se no sofrimento causado pela felicidade dos outros. Os pensamentos negativos dirigem-se contra si próprio. A inveja hostil leva ao ódio quem nos ultrapassa em terminada área, seja amigo ou familiar. A tentação neste caso é passar uma “rasteira” ao invejado no emprego ou noutro sector social. A inveja emulativa provoca o desejo de alcançar o mesmo nível de excelência do invejado, o que em si pode ser uma atitude sã.Mas a inveja permanece sempre como uma derrota perante os outros. Será possível ultrapassá-la ? Os mestres espirituais estão convencidos de que sim. E os sociólogos também concordam. Como? Primeiro reconhecendo que se é invejoso. Depois, relativizar as vantagens dos outros e considerar desapaixonadamente os êxitos alheios.
(José Geraldes-jornalista português)
Assim, a única maneira de combater a Inveja é afirmar-se a si próprio na sua máxima singularidade.
TEXTO VIII
A Inveja é comumente associada à cor verde como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" ( green-eyed monster ) refere-se a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo.
INVEJA: s.fm.- Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem; desejo violento de possuir o bem alheio. (AURÉLIO)
A Inveja é um dos sete pecados capitais na tradição Católica: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula, Luxúria. Foram listados pela Igreja durante o Concílio de Trento( 1543 a 1563)
Estes são pecados que merecem condenação, além de darem origem a vários outros vícios.São chamados de capitais porque derivam de "caput" : cabeça. líder. São sete poderosos chefes que comandam outros vícios subordinados.
Sendo a Inveja uma tristeza pela glória de outro, considerada como um certo mal, segue-se que, movido pela inveja, o homem busque impedir a glória alheia. Isto se faz diminuindo o bem do outro ou falando mal dele: disfarçadamente pela murmuração (fofoca) ou abertamente pela detração.
Se o invejoso for além e desejar o mal do outro, e quiser seu mal em todos os aspectos, a Inveja termina em ódio.
O invejoso tende a se alegrar quando consegue diminuir a glória do próximo e, assim, se constitui essa filha da Inveja, que é a exultação pela adversidade do próximo.
No entanto, se não consegue seu intento, ele se entristece; surge a outra filha da Inveja: aflição pela prosperidade do próximo.
( Santo Agostinho )
TEXTO II
Sobre a inveja, Bertrand Russel escreveu, em A Conquista da Felicidade: “De todas as características que são vulgares na natureza humana, a inveja é a mais desgraçada. O invejoso não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm”.
TEXTOIII
"Ciúme é querer manter o que se tem; cobiça é querer o que não se tem; inveja é não querer que o outro tenha.E que prestem atenção: a inveja é um vírus que se caracteriza pela ausência de sintomas aparentes. O ódio espuma. A preguiça se derrama. A gula engorda. A avareza acumula. A luxúria se oferece. O orgulho brilha. Só a inveja se esconde."
( Inveja- Zuenir Ventura )
TEXTO IV
Francis Bacon, filósofo inglês: “A inveja é um verme que corrói o mérito e a glória”.
TEXTO V
O cinema, às vezes, explora esse assunto. Por exemplo:
No filme SEVEN, o serial killer interpretado por Kevin Spacey pratica crimes horrendos mas sofisticados, deixando, para cada um, a marca de um dos sete pecados capitais. Para o fim da série, deixa justo a Inveja, que representa o que ele sente pelo detetive interpretado por Brad Pitt, e por isso mata sua esposa.
Menos violenta, porém não menor, é a inveja do compositor Salieri, apresentada no fabuloso filme de Milos Formam, AMADEUS. Até a chegada de Mozart à corte austríaca, o então compositor oficial, Antonio Salieri, considerava-se um escolhido de Deus. Produzia peças que eram admiradas por todos e elogiadas pelo rei. O jovem Mozart, porém, acaba com essa certeza. Salieri é obrigado a reconhecer que não é o escolhido de Deus, então sofre porque não entende como pode um jovem indisciplinado e não religioso possuir aquele dom divino. Sua inveja o levou a arquitetar a destruição de Mozart. Essa foi uma inveja que rendeu um Oscar ao ator que interpretou Salieri.
TEXTO VI
Dante na DIVINA COMÉDIA coloca os invejosos no segundo círculo do Purgatório. O pintor Giotto representa-a com uma boca cheia de serpentes. Na famosa peça de teatro OTELO de Shakespeare, a inveja aparece associada ao ciúme. Otelo torna-se ciumento pois tem receio de perder Desdêmona, a sua jovem mulher. Iago, outra das personagens, inveja Otelo pelo seu prestígio e também Casio, um jovem escolhido para seu braço direito em vez dele próprio. Iago, consumido pela inveja, inventa uma história falsa sobre o relacionamento de Casio com Desdêmona. Tal facto suscitará o ciúme destrutivo de Otelo.
(José Geraldes)
TEXTO VII
A inveja pode desdobrar-se em vários graus, segundo psicólogos e psiquiatras. Assim temos a inveja depressiva, a hostil e a emulativa.A inveja depressiva centra-se no sofrimento causado pela felicidade dos outros. Os pensamentos negativos dirigem-se contra si próprio. A inveja hostil leva ao ódio quem nos ultrapassa em terminada área, seja amigo ou familiar. A tentação neste caso é passar uma “rasteira” ao invejado no emprego ou noutro sector social. A inveja emulativa provoca o desejo de alcançar o mesmo nível de excelência do invejado, o que em si pode ser uma atitude sã.Mas a inveja permanece sempre como uma derrota perante os outros. Será possível ultrapassá-la ? Os mestres espirituais estão convencidos de que sim. E os sociólogos também concordam. Como? Primeiro reconhecendo que se é invejoso. Depois, relativizar as vantagens dos outros e considerar desapaixonadamente os êxitos alheios.
(José Geraldes-jornalista português)
Assim, a única maneira de combater a Inveja é afirmar-se a si próprio na sua máxima singularidade.
TEXTO VIII
A Inveja é comumente associada à cor verde como na expressão "verde de inveja". A frase "monstro de olhos esverdeados" ( green-eyed monster ) refere-se a um indivíduo que é motivado pela inveja. A expressão é retirada de uma frase de Otelo.
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