O mundo com suas rápidas mutações exige novas respostas para novos desafios, novos problemas e oportunidades exigem novas maneiras de pensar.
O mundo com suas rápidas mutações exige novas respostas para novos desafios, novos problemas e oportunidades exigem novas maneiras de pensar.Antes de abordamos este assunto tão fundamental, que se chama criatividade, é importante esclarecermos alguns mitos e crenças sobre o tema. Empresas não são criativas. Criatividade é uma característica do ser humano. Somos nós que fazemos as empresas mais ou menos criativas.
Muitos de nós acreditamos que quanto mais inteligente, tanto mais criativo você será... É importante ressaltar que a criatividade não é função direta da inteligência. Na realidade, é "ver o que todos já viram e pensar sobre isto de maneira que ninguém fez antes".
Alguns acreditam que as pessoas nascem criativas, que criatividade não pode ser aprendida. É verdade, todas as pessoas nascem criativas, inclusive você. Porém, podem-se desenvolver aptidões que liberam melhor o nosso potencial criativo. A criatividade pode ser aprendida assim como alguém aprende a jogar tênis ou tocar bateria.
Outro mito diz que as idéias criativas surgem como lampejos ou clarões semelhantes àquelas dos relâmpagos. Persistência e concentração são pontos-chaves para a criatividade. Não dá para ter um lindo jardim antes de preparar adequadamente o solo. Muitos crêem que a verdadeira criatividade é a que se tem nas artes e ela tem pouca aplicação nos negócios. Isto é falso. Já há décadas que se tem constatado que o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) das nações mais desenvolvidas deve-se principalmente à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que não existiam nos anos precedentes.
Em relação a isso e segundo pesquisas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais conceituadas universidades do mundo, em recente pesquisa, divulgou que 75% do PIB do Japão em 2020, serão de produtos ou serviços que não existem ainda.
A criatividade é o maior capital dos países ricos. Eles vivem literalmente de ter idéias. A criatividade está enormemente ligada ao poder. Onde ela é muito usada as empresas, as organizações, os países e as pessoas são poderosos. Estimular a criatividade é estimular também a flexibilidade, a visão de futuro, a autonomia, os trabalhos em equipes, a liderança, buscar soluções alternativas etc. Num mundo de mudanças, marcado por turbulências e incertezas, tudo isso se torna fundamental.
Existem algumas expressões, tais como: "Essa idéia é ridícula", "Não é adequado à nossa realidade", "A mudança é muito radical", "Sempre fizemos assim e sempre deu certo", dentre outras são muito comuns e inibem totalmente a criação. Com relação à criatividade pessoal é importante ressaltar que todos nós somos criativos. Segundo pesquisas, as pessoas criativas achavam-se criativas, enquanto as menos criativas não se achavam criativas. Criatividade também é uma questão de acreditar em você, se achar capaz, desafiar o "jeito tradicional de fazer as coisas", habituar-se a pensar diferente e questionar - Por que desta maneira? Não haverá outra alternativa? De que maneira eu posso... E se... Uma pessoa criativa é uma caçadora de idéias novas, pois tem um desejo ardente para melhorar as coisas.
Imagine se Santos Dumont tivesse acreditado em todos os que lhe diziam que nada que é mais pesado do que o ar poderia voar. Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já fez. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar.
Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente. Busque as causas, os porquês, as implicações. Muitas idéias surgem daí. Idéias não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas. Pegue objetos ou idéias totalmente diferentes e tente fazer uma conexão. Criatividade é também a habilidade para fazer conexões que os outros não conseguiram.
Atualmente, temos duas alternativas: ficarmos nos queixando porque as coisas já não são tão fáceis como antigamente ou usamos a capacidade criativa para descobrir novas respostas, novos caminhos, novas soluções e novas idéias. Como disse Walt Disney, "criatividade é como ginástica, quanto mais se treina, mais forte fica". Pense diferente e faça a diferença.
Anderson RochaFormado em Administração de Empresas, Especialista em Gestão de Pessoas Diretor da Hodos Desenvolvimento, Facilitador do Sebrae e Senac. Professor e Palestrante nas áreas Comportamental, Motivacional, Vendas, Atendimento a Clientes, Criatividade, Gestão de Pessoas e Oratória. Diversos artigos publicados na imprensa.
O mundo com suas rápidas mutações exige novas respostas para novos desafios, novos problemas e oportunidades exigem novas maneiras de pensar.Antes de abordamos este assunto tão fundamental, que se chama criatividade, é importante esclarecermos alguns mitos e crenças sobre o tema. Empresas não são criativas. Criatividade é uma característica do ser humano. Somos nós que fazemos as empresas mais ou menos criativas.
Muitos de nós acreditamos que quanto mais inteligente, tanto mais criativo você será... É importante ressaltar que a criatividade não é função direta da inteligência. Na realidade, é "ver o que todos já viram e pensar sobre isto de maneira que ninguém fez antes".
Alguns acreditam que as pessoas nascem criativas, que criatividade não pode ser aprendida. É verdade, todas as pessoas nascem criativas, inclusive você. Porém, podem-se desenvolver aptidões que liberam melhor o nosso potencial criativo. A criatividade pode ser aprendida assim como alguém aprende a jogar tênis ou tocar bateria.
Outro mito diz que as idéias criativas surgem como lampejos ou clarões semelhantes àquelas dos relâmpagos. Persistência e concentração são pontos-chaves para a criatividade. Não dá para ter um lindo jardim antes de preparar adequadamente o solo. Muitos crêem que a verdadeira criatividade é a que se tem nas artes e ela tem pouca aplicação nos negócios. Isto é falso. Já há décadas que se tem constatado que o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) das nações mais desenvolvidas deve-se principalmente à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos e serviços que não existiam nos anos precedentes.
Em relação a isso e segundo pesquisas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das mais conceituadas universidades do mundo, em recente pesquisa, divulgou que 75% do PIB do Japão em 2020, serão de produtos ou serviços que não existem ainda.
A criatividade é o maior capital dos países ricos. Eles vivem literalmente de ter idéias. A criatividade está enormemente ligada ao poder. Onde ela é muito usada as empresas, as organizações, os países e as pessoas são poderosos. Estimular a criatividade é estimular também a flexibilidade, a visão de futuro, a autonomia, os trabalhos em equipes, a liderança, buscar soluções alternativas etc. Num mundo de mudanças, marcado por turbulências e incertezas, tudo isso se torna fundamental.
Existem algumas expressões, tais como: "Essa idéia é ridícula", "Não é adequado à nossa realidade", "A mudança é muito radical", "Sempre fizemos assim e sempre deu certo", dentre outras são muito comuns e inibem totalmente a criação. Com relação à criatividade pessoal é importante ressaltar que todos nós somos criativos. Segundo pesquisas, as pessoas criativas achavam-se criativas, enquanto as menos criativas não se achavam criativas. Criatividade também é uma questão de acreditar em você, se achar capaz, desafiar o "jeito tradicional de fazer as coisas", habituar-se a pensar diferente e questionar - Por que desta maneira? Não haverá outra alternativa? De que maneira eu posso... E se... Uma pessoa criativa é uma caçadora de idéias novas, pois tem um desejo ardente para melhorar as coisas.
Imagine se Santos Dumont tivesse acreditado em todos os que lhe diziam que nada que é mais pesado do que o ar poderia voar. Não se acomode. Sempre existe uma maneira de fazer melhor, mais rápido ou com menor custo aquilo que você já fez. Se você não pensar nisso, alguém irá pensar.
Seja curioso. Evite reproduzir tarefas mecanicamente. Busque as causas, os porquês, as implicações. Muitas idéias surgem daí. Idéias não saem do nada. Associe, adapte, substitua, modifique, reduza. As combinações são infinitas. Pegue objetos ou idéias totalmente diferentes e tente fazer uma conexão. Criatividade é também a habilidade para fazer conexões que os outros não conseguiram.
Atualmente, temos duas alternativas: ficarmos nos queixando porque as coisas já não são tão fáceis como antigamente ou usamos a capacidade criativa para descobrir novas respostas, novos caminhos, novas soluções e novas idéias. Como disse Walt Disney, "criatividade é como ginástica, quanto mais se treina, mais forte fica". Pense diferente e faça a diferença.
Anderson RochaFormado em Administração de Empresas, Especialista em Gestão de Pessoas Diretor da Hodos Desenvolvimento, Facilitador do Sebrae e Senac. Professor e Palestrante nas áreas Comportamental, Motivacional, Vendas, Atendimento a Clientes, Criatividade, Gestão de Pessoas e Oratória. Diversos artigos publicados na imprensa.
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