quinta-feira, 23 de abril de 2009

Você é criativo?

vocÊ É criativo? será a capacidade de criar um dom inato? se for, e você não o tiver, está condenado a morrer assim? criatividade é: • capacidade de elaborar teorias científicas, inventar instrumentos e/ou aparelhos, ou produzir obras de arte; • a capacidade de produzir coisas novas e valiosas; • a capacidade de desestruturar a realidade e reestruturá-la de outras maneiras; • o ato de unir duas coisas que nunca haviam estado unidas e tirar daí uma terceira coisa; • uma técnica de resolver problemas; • uma capacidade inata que é bloqueada por influências culturais e ambientais. subjetivamente: “uma pessoa cria quando concebe em sua mente algo que nunca viu, ouviu ou sentiu antes. essa definição ignora o fato de a criação ser útil ou não para algum propósito ou para resolver algum problema.” assim temos dois tipos de criatividade  criatividade pura: ato mental, que consiste em última análise da capacidade de combinar sons e imagens de forma subjetivamente nova, independentemente de qualquer conexão lógica com o mundo exterior. essa definição de criatividade desloca os aspectos novidade e originalidade, beleza, utilidade, veracidade, viabilidade e implementação para um segundo momento; criar é um ato pessoal e subjetivo, a criatividade pura vem antes da aplicada. criações não têm necessariamente que servir para alguma coisa, como solucionar um problema, dar retorno financeiro, serem maravilhosas e belas, nada disso. • combinar letras para inventar uma palavra; • combinar duas ou mais imagens para formar uma nova (imagine um jacaré comendo um tomate); • segmentar uma imagem em formas novas ou de uma forma nova (imagine um triângulo azul e separe-o em lados e interior); • distorcer uma imagem (imagine seus olhos inchando e saindo das órbitas oculares); • ver uma imagem sob outra perspectiva, um diferente "ângulo de câmera" (veja seus olhos inchando de frente e depois de lado); • combinar algumas notas musicais para formar uma melodia nunca antes ouvida; • combinar palavras para formar uma nova frase. • imaginar a si mesmo utando comportamentos novos.  criatividade aplicada: consiste tipicamente em elaborar operações que conduzem de uma situação a outra, seja de uma situação-problema para uma solução ou, mais genericamente, elaborar comportamentos que modificam uma situação percebida para uma desejada. a criatividade aplicada em geral está associada à observação de regras, padrões e limites, como: • construir frases com significado e estrutura (sintaxe); • construir melodias harmônicas e rítmicas; • observar preferências pessoais (gostos, combinações). • observar valores éticos e morais; • seguir estilos (no caso de imagens, impressionista, realista); • usar recursos disponíveis. a criatividade aplicada tipicamente é treinável; por exemplo atavés de estratégias para gerar idéias diferentes (brainstorming) podemos concluir que, uma vez que todos nós, humanos, temos a capacidade de processar imagens e sons de formas variadas na mente, todos nós temos a capacidade da criatividade pura. você é criativo por definição, por construção. e quanto às criatividades aplicadas, temos aquelas para as quais nos preparamos, em termos de conhecimentos e habilidades. sendo potencialmente criativos, talvez as únicas coisas que nos impeçam de criar mais sejam não acreditar nessa possibilidade ou simplesmente não ter um motivo para fazer isso. ou desejo. johnny e as moedas os amigos de johnny, um garoto australiano de cinco anos, lhe oferecem uma escolha entre duas moedas, uma maior, de , e outra menor, de , dizendo que ele pode ficar com uma delas. ele escolhe a moeda maior, de . seus amigos consideram-no estúpido por não saber que a moeda menor vale o dobro. sempre que querem que ele passe por bobo, os amigos lhe oferecem a mesma escolha e johnny sempre apanha a moeda de , parecendo que nunca aprende. um dia, um adulto que observou a transação chama johnny de lado e lhe diz que moeda menor na verdade vale mais que a maior – embora possa parecer o contrário. johnny escuta educadamente e diz: "sim, eu sei disso. mas quantas vezes você acha que eles iriam me oferecer moedas, se eu tivesse escolhido a moeda de na primeira vez?" criatividade ler o texto “a criatividade e como acabar com ela” e responder: 1) o que é criatividade? 2) como a criatividade pode influenciar/mudar a sua vida profissional? 3) destacar 3 casos citados explicitando porque eles mereceram ser destacados. o que é? ■ s. f. do v.lat creáre: produzir, fazer brotar, fazer aumentar, fazer crescer, criar' 1 qualidade ou característica de quem ou do que é criativo 2 inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc. 3 que tem o falante de produzir e compreender um número imenso de enunciados, mesmo aqueles que não tinham sido por ele ouvidos ou pronunciados anteriormente [decorre da competência lingüística, que é o conhecimento intuitivo que todo falante possui dos princípios e regras da sua língua.] a criatividade é a ferramenta mais adequada para encontrarmos maneiras de fazer mais com menos, de reduzir custos, de simplificar processos e sistemas, de aumentar lucratividade, de encontrar novos usos para produtos, de encontrar novos segmentos de mercado, de diferenciar o seu curriculum, de desenvolver novos produtos e muito mais. criatividade x vida profissional pessimismo vs otimismo criticas muitas empresas já se conscientizaram de que o seu capital humano, o seu potencial criativo é muito superior ao seu desempenho criativo e inovador. criatividade é uma maneira de ser, de viver. o primeiro passo é exercitar todo o seu potencial de gerar idéias. acostumar-se a criar a maior quantidade de idéias sem pré-julgar nenhuma. lembre-se de que você só conseguirá chegar a uma excelente idéia se você tiver muitas outras para optar. destaque • “o cavalo está aqui para ficar, porém o automóvel é apenas uma novidade, uma moda passageira” – presidente do michigan savings bank, aconselhando o advogado de henry ford a não investir na ford motor company. • “máquinas voadoras mais pesadas do que o ar são impossíveis.” – lord kelvin, 1885 • “a televisão não será capaz de manter nenhum mercado que conseguir após os primeiros seis meses. as pessoas logo se cansarão de olhar para uma caixa de madeira compensada toda noite.” – daryl f. zanuck, presidente do estúdio de cinema 20th century fox, comentando, em 1946, sobre a televisão. • “tudo o que pode ser inventado já foi inventado.” – charles h. duell, comissário do u.s. office of patents, num relatório em 1899 para o presidente mckinley, argumentando que o escritório de patentes deveria ser abolido. • “este tal de telefone tem muitas deficiências para ser levado a sério como um meio de comunicação. este dispositivo não tem nenhum valor para nós.” – western internal memo, 1876. • “nós não gostamos do som deles, e música de guitarra está fora de moda.” – decca recording co. ao rejeitar os beatles em 1962. • “640k são mais do que suficientes para as necessidades de qualquer pessoa.” – bill gates, 1981. a criatividade e como acabar com ela rubens queiroz de almeida na verdade o título deste artigo é um tanto quanto redundante. se existe algo que nossa sociedade faz muito bem, da escola à universidade e daí para o mercado de trabalho, é sufocar a criatividade. criatividade diz respeito a criar coisas novas ou descobrir maneiras diferentes de fazer tarefas antigas. a pessoa criativa é considerada perigosa por muitos, porque elimina o conforto da estabilidade. estabilidade, para um grande número de pessoas, significa segurança. eu me lembro de fato interessante que ocorreu em meu primeiro emprego como programador de computadores. eu havia recebido a tarefa de aperfeiçoar um programa de computador, vital para o bom andamento das operações da empresa. com as mudanças que fiz, o tempo de processamento dos dados caiu, de alguns dias para apenas umas poucas horas. quando a implantação final estava sendo programada, eu fui informado pelo chefe de operações que eu deveria ir embora e esquecer tudo. conformado, juntei minhas coisas e fui me despedir do superintendente. este, por sua vez, furioso, chamou o chefe de operações e reativou os trabalhos. esta conversa eu não presenciei, mas certamente deve ter sido interessante. o que o chefe de operações tentava preservar era a estabilidade. o novo, representado pelo conjunto de programas desenvolvidos, embora com resultados excelentes, representava uma ameaça à situação atual, onde tudo funcionava bem. mais uma vez entrava em cena o velho ditado: “em time que está ganhando não se mexe.” a pessoa criativa frequentemente é ridicularizada. no livro idéias criativas: como vencer seus bloqueios mentais, de james l. adams, encontra-se uma passagem bem ilustrativa deste fato. os inventores mais fantásticos que conheci confiavam plenamente em sua capacidade criativa, dependendo pouquíssimo do apoio dos outros. certa vez trabalhei com um criador deste tipo. bastava expor-lhe um problema para que ele saísse imediatamente com uma solução. essas soluções costumavam ser tão mal pensadas que eu precisava me esforçar para não rir. em seguida ele ia alegre e contente até o escritório do lado e recebia críticas que, se fossem dirigidas a mim, me deixariam deprimido por vários dias. depois de incorporar a crítica à sua idéia, passava ao escritório seguinte. desse modo ele literalmente construía uma solução, muitas vezes brilhante. devia seu sucesso à capacidade que possuía em aceitar e incorporar críticas. mas pessoas assim são raras. o caso acima ilustra bem o que ocorre com freqüência em praticamente todos os lugares onde estudamos e trabalhamos. infelizmente são poucas as pessoas que conseguem lidar com críticas negativas, incorporando-as às suas idéias e ganhando com isto. a pessoa criativa geralmente é muito otimista e pensa que tudo pode ser feito facilmente. já o pessimista pensa que nada vai dar certo, e é uma questão de tempo até tudo dar errado. enxerga defeitos em tudo. entretanto, os dois são necessários. o otimista tende a ignorar os problemas e o pessimista pode ser uma ajuda valiosa neste caso, apontando as falhas. o gerente de bom senso deve empregar estes dois talentos com sabedoria. nunca coloque o pessimista para trabalhar nas fases iniciais de um projeto. ninguém vai conseguir sair do lugar. a hora de se chamar o pessimista é depois que a idéia já foi consolidada e o protótipo já está pronto. li recentemente sobre uma empresa que tomava cuidados para isolar o pessimista dos demais, neste caso um engenheiro de grande talento. este engenheiro tinha uma sala privativa e não podia nem mesmo se encontrar com os projetistas antes da hora certa, para não contaminá-los com seu negativismo. mas sua contribuição era fundamental, pois suas críticas contribuíam para eliminar falhas que poderiam comprometer o sucesso do projeto. já ouviu a história, o otimista inventou o avião e o pessimista o para-quedas? não interprete as críticas às suas idéias como limitações pessoais. se existe alguma coisa errada, o erro pode estar na idéia, mas nunca em nós mesmos. idéias podem ser aperfeiçoadas mas se nos convencermos de que não somos criativos, que nunca conseguimos pensar em algo bom, o problema fica bem mais complicado. encare as críticas tentando obter delas o que de bom elas contiverem e use-as para aperfeiçoar as suas idéias. críticas destrutivas, que visam a destruir a sua auto-estima, devem ser ignoradas. muitas pessoas reclamam que não são criativas, que não conseguem ter idéias e assim por diante. esquecem-se que a criatividade não é um raio luminoso que desce no céu, nos oferecendo soluções prontas. thomas edison fez mais de 10.000 experimentos até conseguir aperfeiçoar a sua lâmpada elétrica. igualmente importante, não somos todos iguais. podemos desenvolver um nível de competência de bom nível em praticamente todas as atividades em que nos envolvermos, desde que para isto estejamos motivados. existem algumas áreas, entretanto, em que possuimos um potencial maior. se nos dedicarmos a desenvolver nossas habilidades naturais certamente teremos resultados excelentes. a criatividade, e isto já foi provado cientificamente em diversos estudos, pode ser desenvolvida. não é um presente divino que apenas alguns poucos recebem. não se esqueça, e isto também já foi provado cientificamente, os otimistas e criativos são pessoas mais saudáveis, vivem mais e melhor, e são mais prósperas. a criatividade é um assunto amplo e apaixonante. gostaria de recomendar dois livros excelentes sobre o assunto, ambos traduzidos para o português. o primeiro deles chama-se idéias criativas: como vencer seus bloqueios mentais, escrito por james l. adams, ediouro e o segundo é o espírito criativo, de autoria de daniel goleman, paul kaufman e michael ray, editora cultrix. para mais recomendações de livros veja a bibliografia em nosso site(http://www.idph.net/bibliografia). para encerrar, gostaria de citar alguns casos famosos de erros de julgamento quanto a produtos e idéias de sucesso. felizmente para nós os criadores destas idéias seguiram em frente e marcaram o mundo com seus feitos. • “o cavalo está aqui para ficar, porém o automóvel é apenas uma novidade, uma moda passageira” – presidente do michigan savings bank, aconselhando o advogado de henry ford a não investir na ford motor company. • “máquinas voadoras mais pesadas do que o ar são impossíveis.” – lord kelvin, 1885 • “a televisão não será capaz de manter nenhum mercado que conseguir após os primeiros seis meses. as pessoas logo se cansarão de olhar para uma caixa de madeira compensada toda noite.” – daryl f. zanuck, presidente do estúdio de cinema 20th century fox, comentando, em 1946, sobre a televisão. • “tudo o que pode ser inventado já foi inventado.” – charles h. duell, comissário do u.s. office of patents, num relatório em 1899 para o presidente mckinley, argumentando que o escritório de patentes deveria ser abolido. • “quem é que quer ouvir os atores falarem?” – harry m. warner, presidente da warner bros. pictures, em 1927. • “este tal de telefone tem muitas deficiências para ser levado a sério como um meio de comunicação. este dispositivo não tem nenhum valor para nós.” – western internal memo, 1876. • “o conceito é interessante e bem formulado, mas para conseguir uma nota melhor do que c, a idéia precisa ser viável.” – avaliação de um professor da universidade de yale em resposta a um trabalho de fred smith propondo um serviço de entregas rápido. fred smith é o fundador da federal express. • “o professor goddard não sabe a relação entre ação e reação e a necessidade de se ter algo melhor do que o vácuo contra o qual reagir. parece que ele não tem o conhecimento básico ensinado diariamente nas escolas de nível médio.” – editorial, de 1921, do jornal new york times sobre o trabalho revolucionário de roberto godddard sobre propulsão com foguetes. • “se eu tivesse pensado sobre isto, eu não teria feito o experimento. a literatura está cheia de exemplos que dizem que você não pode fazer isto.” – spencer silver sobre o trabalho que o conduziu à descoberta dos adesivos "post-it" • “o abdomen, o peito e o cérebro estarão para sempre fechados à intrusão do cirurgião humano.” – sir john eric ericksen, cirurgião britânico da rainha vitória. • “nós não gostamos do som deles, e música de guitarra está fora de moda.” – decca recording co. ao rejeitar os beatles em 1962. • “aviões são brinquedos interessantes, mas não possuem nenhum valor militar.” – marechal ferdinand foch, professor de estratégia, escola superior de guerra. • “640k são mais do que suficientes para as necessidades de qualquer pessoa.” – bill gates, 1981.

Nenhum comentário: